A minha Lista de blogues

18/01/2009

ELUME

Os pioneiros da humanidade
Figura Nok em terracota
"Os Afrikanos foram e continuam a ser os sertanejos que colonizaram uma região do mundo particularmente hostil, a bem de toda a raça humana. Tem sido esse o seu principal contributo para a história. Por isso que são dignos de admiração, de apoio e de uma análise cuidada. Os temas centrais da história de Àfrika são o povoamento do continente, a capacidade de coexistência entre o ser humano e a natureza, a criação de sociedades resistentes e a sua defesa da agressão proveniente de regiões mais favorecidas. Como diz um provérbio do Malaui, [ São as pessoas que fazem o mundo; o mato tem feridas e cicatrizes] Por isso, o coração do passado africano é constituído pela história de um único povo que une os primeiros seres humanos aos seus descendentes vivos."
ILIFFE, John, Os Africanos-história dum continente, Terramar,1995
A Ilha do Corvo situa-se entre Europa e América do Norte, é de origem vulcânica, e para que conste, os seus primeiros povoadores foram Afrikanos. Data: 1500.
Tá aí mais um exemplo da força e coragem.



Na sua descrição da ilha ,Gaspar Frutuoso no ultimo quartel do século XVI, refere concretamente a existência destes escravos negros, de mulatos...
FRUTUOSO, Gaspar, Livro Sexto das Saudades da Terra, Ponta Delgada, ICPD, 1963



Sem comentários: