A minha Lista de blogues

13/12/2013

A DETEÇÃO DE NECESSIDADE DE FORMAÇÃO (DNF)-2





SABER NÃO OCUPA LUGAR (2)


Podemos considerar três tipos de DNF, sendo que as possibilidades de articulação entre eles viabiliza o enquadramento de todas as situações reais possíveis:

O tipo “egoísta”: -Corresponde ao modelo de total independência…

A organização fornecedora respeita apenas os seus interesses ( daí o termo egoísta), colocando no mercado a proposta de cursos/ações de formação que lhe convém ( isto é, que considera possibilitarem para si a melhor relação custo/benefício), impondo todas as condições de realização, ficando, mais ou menos passivamente, à espera das inscrições dos possíveis candidatos.

O tipo “altruísta”: -Corresponde ao modelo de total dependência…

Aqui é o inverso que se passa. A organização fornecedora encontra-se completamente imersa na organização que solicita a formação e ainda na sua dependência hierárquica. Não há aqui muito espaço para a inovação e para a criatividade, propiciando-se, ao invés, a subserviência e o seguidismo.

 
O tipo “personalizado”: -Corresponde aos modelos de total independência, mas em complemento da actividade de consultadoria, formador free lancer e dependência/independência relativas…
 
No caso do formador free lancer, tal só é verdadeiro se o formador não abusar do seu estatuto/imagem para impor soluções que, pelo simples facto de serem inpostas, serão logo deontologicamente criticáveis.

Caso tal não se verifique, estaremos então, como nos outros dois modelos referidos, perante formas de DNF perfeitamente individualizadas, impossíveis de repetir ou exportar para outras situações para além do caso específico que a justificou.

Podemos avançar na construção do nosso sistema de formação, acrescentando-lhe o passo seguinte:

 
SISTEMA DE FORMAÇÃO

ORGANIZAÇÃO QUE SOLICITA    >    PROBLEMA OBJECTIVO                    >   SOLICITAÇÃO/ENCOMENDA
 
ORGANIZAÇÃO QUE FORNECE   >    DETEÇÃO NECESSIDADES FORMAÇÃO   > RESPOSTA  FORMATIVA

 

L. Ferrão,M. Rodrigues,Formação Pedagógica de Formadores,2000

Sem comentários: